Pages

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Orgulho?!...

Hoje eu queria escrever, mas não sabia sobre o quê. Abro o Twitter e vejo um TT, sobre uma comunidade no Orkut "anti-miscigenação", entrei nessa comunidade, li o fórum, e fui a partir daí indo atrás de outras comunidades relacionadas, digitei a palavra "negro" no campo de busca e saí procurando e me questionando sobre todas as coisas que encontrei e sobre tantas opiniões diferentes que li. Deparei-me com a indignação de pessoas quanto a ser branco, ter orgulho disso e não poder se expressar, em contrapartida outras tantas pessoas - negras e brancas - justificando o tal fato contestado. Busquei respostas em mim mesma sobre isso, ainda to achando isso meio complexo - sendo que tenho me ausentado de qualquer questão complexa ultimamente - mas será que é tão difícil para algumas pessoas perceber o quanto as coisas são mais difíceis para os negros, não tô me fazendo de vítima, até porque não preciso assumir esse papel, nem nunca precisei, mas eu observo que as pessoas brancas (não gosto dessa separação, mas é necessário nesse caso), muitas vezes não percebem como funciona "a coisa" para os negros, não são todos, obviamente, só que as coisas são tão claras que todos deveriam enxergar ou pelo menos fazer um esforço pra poder entender toda a luta do movimento negro e contra o racismo, blábláblá, etc. Um exemplo muito simples foi quando eu disse a uma amiga que quase não tinha vendedores(as) negros(as) nas lojas do shopping, e ela me disse "você é bonita, se eles cobram aparência você conseguiria fácil trabalhar lá", uns dias depois ela me disse que nunca tinha parado pra reparar isso, mas que realmente o que eu tinha dito era verdade, ela ficou chocada e aparentemente começou a ver as coisas pelo meu ponto de vista. A quantidade de comunidades enfatizando "orgulho negro", "beleza negra", homem negro & mulher negra", me ressaltou o fato de que todos esses termos e nomenclaturas, são apenas mais uma forma de tentarmos nos inserir na "normalidade social", são tentativas de deixar de ser uma minoria que não somos. Acredito que todos devem ter orgulho de quem são e do que são, desde que tenham bom caráter, porém o "orgulho negro" é a auto afirmação de pessoas que naturalmente são diferenciadas no meio em que vivem. É chato quando as pessoas não compreendem coisas simples sobre a sua vida, simplesmente porque ela é branca e você preta, não é discriminação, nem racismo, é falta de conhecimento sobre as pessoas que estão à sua volta o tempo todo, mas que são diferentes e aparentemente distantes. É estranho quando você vê alguém que não tem coragem de dizer que alguém é negro, ou preto, mas é moreno, é como se falar a verdade fosse ofender. Não ofende! Todos esses manifestos devem (ou deveriam) ser apenas pra exaltar as qualidades e o valor de pessoas que muitas vezes nem isso tem, de forma alguma para querer ser melhor ou para excluir outras pessoas. Que não seja utopia o dia em que reflexões assim façam parte da minha vida, que esse tipo de coisa não me incomode mais.

LET THE ISSUES BE THE ISSUE

2 comentários:

  1. Linda, xD adorei o texto e acredito que as coisas que passamos só nós entendemos realmente, não é só a cor, é o peso, o gênero, a religião, os gostos musicais, cada um no seu teor e com sua gravidade... A humanidade tem muito ainda a aprender, ousamos nos chamar de racionais e de evoluídos quando situações deste tipo ocorrem, o bicho homem tem que deixar um pouco essa razão cheia de irracionalidades e perceber que não existem diferenças, essa é uma palavra meio negativa, mas existe sim diversidade e é isso que deixa a vida muito mais saborosa aos sentidos...

    ResponderExcluir
  2. Adorei!concordo plenamente com o que vc disse e com o comentario da jenyfer!nosso país tem uma diversidade de culturas muito grande e temos que ser quem somos e não quem a sociedade cruel impõe!amei o blog!!!!!

    ResponderExcluir